O que você precisa saber antes de vir a Natal - planeje sua viagem
Quando me perguntam sobre um bom destino para descansar e curtir belos dias de sol na praia, imediatamente sugiro Natal como uma opção. E é verdade. A cidade tem muuuitos dias de sol por ano e atrações para toda a família: passeios de buggy, passeios de barco, o amior cajueiro do mundo, museus e muito mais. A seguir, vou listar algumas coisas que considero importantes para quem está vindo a Natal, seja pela primeira vez ou não. São dicas que te ajudarão a planejar melhor sua viagem.
1. Passeios de barco, buggy ou atividades de mergulho dependem do nível da maré
Antes de planejar seu passeio de barco, de buggy ou mesmo sua ida à praia, é muito importante consultar a tábua de maré para saber se o nível do mar estará alto ou baixo. Isso é importante pois a praia de Ponta Negra, por exemplo, tem uma faixa de areia um pouco cruta. Dessa forma, se a maré estiver alta, você conseguirá aproveitar pouco espaço na areia. Mas, se estiver baixa, aí sim, dá pra aproveitar muito mais. Você pode consultar a tábua de maré aqui mesmo, basta clicar no banner abaixo.
Algumas atividades dependem diretamente do nível do mar. Os passeios de buggy, por exemplo, podem começar às 6h, às 10h da manhã ou até mesmo ao meio dia, dependendo da altura do mar no dia, pois os trechos à beira mar somente são transitáveis durante a maré baixa.
O famoso passeio de barco da empresa Marina Badauê, que te leva aos Parrachos da Praia de Pirangi também somente são realizados na maré baixa, que pode ser pela manhã, ou à tarde ou, simplesmente, pode não acontecer em um determinado dia. Lembre-se sempre de consultar o nível do mar antes de agendar algum passeio.
2. Alguns pontos turísticos estão em cidades vizinhas
A cidade de Natal tem muitos atrativos que você pode aproveitar durante suas férias: praias, restaurantes, baladas, museus, espaços culturais e belíssimas paisagens naturais. Outras ativdades e passeios são realizados em cidades próximas, como a famosa Praia da Pipa, a Lagoa de Jacumã ou mesmo o maior cajueiro do mundo, na praia de Pirangi. Isso não chega a ser um ponto negativo para visitar a cidade, mas talvez você precise se planejar um pouco melhor, principalmente se estiver em família ou com grupos maiores. Vale salientar que algumas dessas cidades não contam com uma boa infraestrutura de transporte público e podem exigir um tempo maior de deslocamento a depender das condições do trânsito. Portanto, fique esperto e leve isso em considereção ao planejar seu roteiro em Natal.
Distância de Natal até alguns pontos turísticos mais conhecidos no RN
Praia da Pipa - 85km (abrir no Google Maps)
São Miguel do Gostoso - 110km (abrir no Google Maps)
Cajueiro de Pirangi - 20km (abrir no Google Maps)
Mirante dos Golfinhos - 30km (abrir no Google Maps)
Lagoa de Jacumã - 41km (abrir no Google Maps)
Lagoa de Arituba 33km - (abrir no Google Maps)
Lagoa do Carcará 40km - (abrir no Google Maps)
Praia de Genipabu 24km - (abrir no Google Maps)
3. Alugar um carro pode ser uma boa opção
Conforme mencionamos no ponto anterior, algumas das atrações turísticas estão em cidades próximas a Natal que podem não contar com um serviço de transporte público ou por aplicativo que satisfaça suas necessidades. Por isso, recomendamos que você alugue um carro, especialmente se estiver viajando em família ou em grupos maiores e, ainda mais, se estiver com crianças. O carro te dará uma liberdade de locomoção muito maior e todas as atrações nas cidades próximas a Natal contam com boa infraestrutura de estacionamento.
4. Contratar passeios com agências pode ser melhor pra você
Se você quer deixar de lado toda a preocupação que envolve o aluguel de um veículo ou se quer simplesmente relaxar e aproveitar 100% do seu tempo, recomendamos que faça as reservas de seus passeios com agências de turismo. Aqui mesmo em Natal você encontra empresas idôneas que realizam esse serviço. Procure na recepção do seu hotel ou pesquise online. Os agentes de viagem planejam tudo pra você somente se preocupar em aproveitar o dia de sol à beira mar e curtir as belas paisagens do nosso litoral.
5. Dá pra curtir suas férias em Natal com seus filhos pequenos
A cidade de Natal possui muitos hoteis e pousadas com estruturas para que os pequenos também possam aproveitar. Muitos bares e restaurantes também oferecem espaço kids, que garantem segurança para as crianças e tranquilidade para os pais e mães que podem curtir seu dia na praia ou seu jantar sabendo que os pequenos estão se divertindo em ambientes apropriados. Já publicamos algumas opções de roteiros e atividades para fazer com os pequenos (leia aqui)
6. Natal vai muito além da praia
O que vem à sua mente quando alguém pregunta sobre a cidade de Natal? Provavelmente as belas praias e as brancas dunas que se estendem por todo nosso litoral. E é isso mesmo! cenários praianos fazem parte do nosso cotidiano, principalmente nas férias. Mas, e se a gente te dissesse que Natal vai muito além disso? Temos uma culinária de encantar os paladares mais exigentes, temos museus e espaços culturais que contam nossa história e preservam nossa cultura, temos sítios arqueológicos que estão preservados e abertos a visitação.
Temos áreas de montanhas e serras, que são bons destinos pra quem gosta de uma temperatura mais baixa. Quando estiver por aqui, não deixe de ir “além da praia”, mergulhe nas nossas ricas tradições culturais. Já escrevemos sobre museus e espaços culturais em Natal. Considere incluir no seu roteiro um momento para visitar alguns desses locais. Preparamos uma lista com 03 (três) locais em Natal que vão além de praia e valem a visita! (Leia Mais)
7. O aeroporto que atende Natal fica na cidade de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana.
É isso mesmo, o único aeroporto da região fica no município vizinho, de São Gonçalo do Amarante, localizado a 40 km da praia de Ponta Negra. Já escrevemos sobre o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves (Leia Mais), lá falamos sobre os valores do estacionamento e as demais comodidades do terminal aeroportuário. Além disso dá pra vir a Natal chegando pelos aeroportos de Recife ou de João Pessoa.
8. Natal tem hospedagens para todos os bolsos
Encontrar hospedagens em Natal não é muito fácil! Existem locais para todos os gostos e todos os bolsos. Desde resorts All-inclusive até albergues com diárias bastante acessíveis, Natal te ofrece uma variedade de hoteis e pousadas pra desfrutar durante sua estadia. Hoteis a beira mar ou próximo a escritórios na região central da cidade ou mesmo apartamentos disponibilizados em plataforma como o AirBnb, você sempre encontrará uma opção viável.
Leia Mais: Onde se hospedar em Natal
Saiba mais sobre o Viaje Natal
Viaje Natal é a sua passagem para um mundo de descobertas. Explore as praias deslumbrantes, onde o sol beija o mar, e as dunas douradas que o levarão a aventuras emocionantes. Navegue pelas ricas tradições culturais e testemunhe a alegria contagiante das festas locais, como o Carnaval de Natal. Enquanto você mergulha na atmosfera vibrante, não deixe de provar a culinária nordestina, com suas iguarias únicas e sabores autênticos.
Nós também queremos ouvir suas histórias, ver suas fotos e saber como foi sua viagem a Natal. Sua experiência é valiosa, e seu feedback nos ajuda a melhorar e a criar conteúdo que atenda às suas necessidades. Portanto, viajante, junte-se a nós nesta jornada emocionante e compartilhe suas aventuras, porque juntos, vamos explorar, descobrir e celebrar a esquina do Brasil. Utilize #viajenatal nas redes sociais para compartilhar suas experiências.